• Drrrride

Sem banda?! Nunca mais!



Você, mulher musicista, já quis formar uma banda com outras garotas, entrou em comunidades online, grupos e mais grupos em redes sociais, e até colocou um anúncio no mural da escola de música ou conservatório, mas só encontrou os meninos de sempre? Zero problema em formar bandas com meninos, mas, mana, é bom demais montar coletivos de garotas pra criar projetos, confabular e fazer um som com as minas!


Somos de uma geração que cresceu ouvindo que "muita mulher junto não dá certo", entre outras frases do tipo, e hoje a gente sabe que era mais uma forma de nos desarticular enquanto grupo, retirando de nós a possibilidade de organização e mobilização coletiva pelos nossos direitos e interesses. Muitos pais e mães também nos disseram que guitarras barulhentas e baterias eram coisas de garotos sujinhos, e que era melhor ir fazer aula de bordado ou balé. Mas... fazer o quê, a música é um ímã! E agora chegou a hora da revanche :) Bora fazer um som?



O Mina sem Banda é um projeto que nasce do ventre da pós em Rock, curso de Especialização que estou cursando na Faculdade Santa Marcelina (FASM/SP), como projeto final da disciplina de Produção Executiva. Além dessa necessidade objetiva, surge também como resposta ao fato de muitos festivais (tanto mainstream quando undergrounds!) ainda terem uma porcentagem muito pequena de mulheres nos palcos (confira esta pesquisa aqui!). Queremos que mais bandas com mulheres sejam formadas, e queremos festivais com palcos mais representativos!


O objetivo do Mina, muito inspirada pelo projeto Girls Rock Camp (que eu AMO de paixão!) é criar e nutrir uma rede de mulheres interessadas em montar uma banda e/ou fazer jam sessions regulares com outras musicistas da sua cidade ou região! A ideia inicial, claro, era chamar todo mundo pra uma maravilhosa aglomeração presencial dentro de estúdios, pra já sair tocando, mas né? Por estarmos passando neste 2020 por uma pandemia, (risos nervosos) os planos mudaram um pouco e a programação do projeto inicia de forma remota, com planos de etapas presenciais num futuro próximo!


A programação, que está sendo cocriada com musicistas parceiras, será divulgada aos poucos pelas redes sociais! Acompanhe o Mina sem Banda no instagram e bora construir um futuro com muito mais bandas girl power!

Posts recentes

Ver tudo
-
Design gráfico 
a serviço da Música
-
Todos os direitos reservados
2020
sigla.png
  • Instagram - White Circle
Entre em contato
designpermusic@gmail.com