Blog per Music



Está aberta a primeira edição do fantástico EBAAA ROCK da Design per Music: o Edital para Bandas e Artistas Autorais & Autônomos do Rock, que premiará um/a artista ou uma banda com uma Assessoria completa de Identidade Visual!


A Design per Music sabe muito bem que essa pandemia complicou tudo pra todo mundo, por isso resolveu dar uma força para artistas e bandas independentes que estão no corre para colocar sua música no mundo mas não manjam muito de comunicação e precisam dar um gás na identidade visual.


Mas... o que é uma Identidade Visual e por que artistas e bandas precisam de uma?


"Identidade Visual" são os elementos que constituem as manifestações visuais de uma banda ou artista, ou seja, basicamente >>> todo o resto <<< além da música! São as capas dos álbuns, EPs e singles, o logotipo, os pôsteres, os vídeos, o estilo das fotos, os figurinos, a cenografia dos shows ou das lives, a aparência do merchandising, a cara das redes sociais... enfim, deu pra sacar a lógica aqui.


Na Design per Music cuidamos principalmente do que diz respeito aos conceitos e à estratégia visual, usando referências para criar orientações e direção de arte, projetando taticamente elementos como logotipo, capas de disco, pôsteres e algumas outras peças gráficas quando possível, convidando outros profissionais para a criação de cenários, fotos, figurinos e etc. Ou seja: cuidamos da estratégia macro e da criação de alguns pontos micro que estejam dentro do escopo do Design Gráfico!


A ideia é que a Identidade Visual seja uma materialização da essência da/o artista ou da banda e também um complemento, uma extensão da música: são pontos de contato entre você e seus fãs que anteciparão a personalidade do seu som ou complementarão as mensagens e conceitos que chegarão ao público, criando uma narrativa expandida, que vai além. Bandas e artistas com identidades visuais consistentes e genuinamente conectadas à sua personalidade se comunicam com mais rapidez e facilidade com os fãs!


Curtiu a ideia?! Você e/ou sua banda poderão receber um projetão desses na faixa <3


A Assessoria de Identidade Visual contemplará:

  • Coleta e cocriação junto à banda/artista para identificar essência, alma e personalidade;

  • Análise dos pontos de contato atuais da banda/artista para identificar necessidades;

  • Criação de estratégia visual e um plano de ação;

  • [Item variável!] Criação de itens identificados como necessários (um logo novo? um novo visú para as redes sociais? Só durante o projeto descobriremos ¯\_(ツ)_/¯);

  • Guia de Identidade Visual contendo a estratégia visual criada, orientações, referências e materiais projetados (traduzindo: um documento que auxiliará a banda a não se perder após o término da Assessoria!);

  • UFA! Tá bom, né?!


Para concorrer, a banda/artista deve:

  • Sentir que precisa dar uma repaginada na sua comunicação;

  • Possuir composições autorais;

  • Ter disponibilidade para bate-papos (remotos, com no máximo 1h30 de duração cada encontro) para coleta de informações e etapas de co-criação;

  • Residir no Brasil;

  • Estar aberta a críticas e sugestões;

  • Disponibilidade para dar seu depoimento de forma escrita e/ou gravada após a realização do projeto;

  • Seguir a Design per Music no instagram <3

  • Completar a inscrição no link abaixo:


**** [INSCRIÇÕES ENCERRADAS] ****


Critérios de seleção:

  • Cumprir os requisitos citados acima! :)

  • Resposta mais criativa e rock'n roll para a última pergunta do formulário!


Inscrições até às 23h59 do dia 15 de Outubro de 2020!

O anúncio da/o selecionada/o acontecerá a partir do dia 25/10/2020! O resultado será divulgado nas redes e site da Design per Music, e nas mídias parceiras! A/O selecionada/o também será informada/o por email, então se liga!



* Dúvidas? *

Escreva para designpermusic@gmail.com



Boa sorte e let's rrrruóck! \../




É tão massa quando os caminhos da vida nos levam por jornadas inesperadas e nos conectamos com pessoas incríveis! Foi assim que conheci Rodrigo Bragança em 2019, enquanto cursava a Especialização em Rock pela Faculdade Santa Marcelina. Tive oportunidade de ter aulas com esse guitarrista, compositor, professor e produtor musical tão criativo na disciplina de Laboratório de Composição.


Rodrigo trouxe para a disciplina uma abordagem livre, criativa, até meio misteriosa, nos guiando por caminhos curiosos, percorrendo os túneis da percepção.


Pouco depois dessas aulas, compartilhei com ele minhas intenções investigativas (rs) de design para a música e decidimos colaborar na criação da identidade visual da Oficina Criatividade em Música, workshop online no qual Rodrigo ensina diferentes técnicas de criatividade pra soltar as rédeas da imaginação, exercitar a criatividade e criar, criar e criar música!


Na oficina, aprendemos a lutar contra os "guardinhas do julgamento" e a abraçar nossa criança interior, que só quer se divertir sem se preocupar! Porque Música é isso, é diversão, afeto, acolhimento interno, é o acesso a lugares que a arte nos permite chegar quando nos abrimos para a experiência criativa.



Para a criação dos materiais, identifiquei que o mais adequado e conectado ao trabalho proposto pelo músico e professor seriam imagens abstratas, que remetessem a pinceladas livres, chamas de uma fogueira queimando intensa e também águas de um mergulho profundo em si mesmo/a.


Escolhemos cores fortes e vivas, contrastando com outras mais escuras, intensificando as sensações acessadas durante a oficina, ora alegres e radiantes, ora íntimas e profundas. Duas tipografias contrastantes também se harmonizam no logotipo da oficina, uma serifada, conectada às artes clássicas, à filosofia e à reflexão, e outra sem serifa e digital, plugada no nosso tempo.

A partir da identidade visual, foram desdobrados materiais digitais de divulgação para redes sociais, como cards/flyers para instagram e facebook, templates para stories, e uma landing page no site do músico, com informações sobre a oficina e link de cadastro para novos alunos.


Confira abaixo mais algumas peças gráficas criadas para divulgação da Oficina!


Para mim foi um privilégio colocar mais uma vez o design gráfico à serviço da música!


E você? É professor/a de música? Possui algum serviço para músicos ou relacionado à música e se pergunta que o design gráfico pode fazer por você ou pelo seu negócio? Entra em contato e vamos descobrir!




Você, mulher musicista, já quis formar uma banda com outras garotas, entrou em comunidades online, grupos e mais grupos em redes sociais, e até colocou um anúncio no mural da escola de música ou conservatório, mas só encontrou os meninos de sempre? Zero problema em formar bandas com meninos, mas, mana, é bom demais montar coletivos de garotas pra criar projetos, confabular e fazer um som com as minas!


Somos de uma geração que cresceu ouvindo que "muita mulher junto não dá certo", entre outras frases do tipo, e hoje a gente sabe que era mais uma forma de nos desarticular enquanto grupo, retirando de nós a possibilidade de organização e mobilização coletiva pelos nossos direitos e interesses. Muitos pais e mães também nos disseram que guitarras barulhentas e baterias eram coisas de garotos sujinhos, e que era melhor ir fazer aula de bordado ou balé. Mas... fazer o quê, a música é um ímã! E agora chegou a hora da revanche :) Bora fazer um som?



O Mina sem Banda é um projeto que nasce do ventre da pós em Rock, curso de Especialização que estou cursando na Faculdade Santa Marcelina (FASM/SP), como projeto final da disciplina de Produção Executiva. Além dessa necessidade objetiva, surge também como resposta ao fato de muitos festivais (tanto mainstream quando undergrounds!) ainda terem uma porcentagem muito pequena de mulheres nos palcos (confira esta pesquisa aqui!). Queremos que mais bandas com mulheres sejam formadas, e queremos festivais com palcos mais representativos!


O objetivo do Mina, muito inspirada pelo projeto Girls Rock Camp (que eu AMO de paixão!) é criar e nutrir uma rede de mulheres interessadas em montar uma banda e/ou fazer jam sessions regulares com outras musicistas da sua cidade ou região! A ideia inicial, claro, era chamar todo mundo pra uma maravilhosa aglomeração presencial dentro de estúdios, pra já sair tocando, mas né? Por estarmos passando neste 2020 por uma pandemia, (risos nervosos) os planos mudaram um pouco e a programação do projeto inicia de forma remota, com planos de etapas presenciais num futuro próximo!


A programação, que está sendo cocriada com musicistas parceiras, será divulgada aos poucos pelas redes sociais! Acompanhe o Mina sem Banda no instagram e bora construir um futuro com muito mais bandas girl power!

1
2
-
Design gráfico 
a serviço da Música
-
Todos os direitos reservados
2020
sigla.png
  • Instagram - White Circle
Entre em contato
designpermusic@gmail.com